terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

CÂNCER NA IGREJA BRASILEIRA



Um pastor amigo meu afirmou que o neo-pentecostalismo tem sido um câncer para o corpo de Cristo em nosso país. Infelizmente, diante dos argumentos apresentados por ele, tive que concordar. A quantidade de “apóstolos” que surgem em todo país postulando “novas revelações” é impressionante. Doutrinas espúrias têm sido pregadas, promovendo de forma explícita as mais estranhas e absurdas aberrações comportamentais por parte da igreja.

Infelizmente, o corpo de Cristo tem sido descaracterizado por argumentos e filosofias essencialmente malignas. Os princípios que norteiam a fé e o comportamento não encontram sustentação ou respaldo nas Escrituras Sagradas. São na maioria das vezes fundamentados na experiência e ou nos sentimentos humanos.

O que é pior é fato do câncer ser uma doença silenciosa. Geralmente o tumor se desenvolve no corpo sem que se perceba. Assim também, o povo do Senhor está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento (Os 4:6). Em geral, por isso, o povo do Senhor tem sido incapaz de diagnosticar a presença de tumores malignos em seus organismos, em suas estruturas, em seu arcabouço teológico, cujos sintomas se manifestam em suas liturgias cada vez mais caracterizadas por sincretismos, heresias, apelos humanistas e hedonismo.


O QUE É O CÂNCER?

“Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo Espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.” (INCA)

Pensando em termos do crescimento de muitos segmentos ditos evangélicos em nosso país, fico um tanto preocupado quanto ao preparo pessoal e teológico dos seus ministros e líderes. Isto porque, a cada dia, tomo conhecimento de uma “nova unção”, de um novo modismo, de uma nova prática litúrgica completamente estranha ao cristianismo bíblico. Tudo isso, ao meu ver, tem proporcionado um crescimento quantitativo, porém, não qualitativo desses seguimentos. E o pior, é que o povo gosta! Por isso, a metástese desse tumor maligno é quase que inevitável.

COMO SURGE O CÂNCER?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), “toda a informação genética encontra-se inscrita nos genes, numa 'memória química' - o ácido desoxirribonucleico (DNA). É através do DNA que os cromossomas passam as informações para o funcionamento da célula. Uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes. É o que chamamos mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. Essas células diferentes são denominadas cancerosas”.

Como corpo de Cristo, temos também o seu DNA cujos cromossomas divino passam informações para o funcionamento das células do corpo. Da mesma forma, heresias nocivas tem promovido mutações genéticas fazendo com estas células recebam instruções erradas para as suas atividades.

O QUE CAUSA O CÂNCER?

“As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas”. (INCA)

Não podemos ser ingênuos quanto a nossa natureza essencialmente pecaminosa. Existe um princípio ativo inerente a cada ser humano que o inclina para o mal. É o que o apóstolo Paulo denominou de concupiscência da carne. Essa forte tendência a violar os princípios divinos coloca o homem sob um estado de depravação total que, inter-relacionadas com ensinos antibíblicos, doutrinas heréticas e filosofias seculares anticristãs, tem exposto o corpo de Cristo ao desenvolvimento de muitas células cancerígenas.

Cabe-nos fazer a seguinte pergunta: Será que a igreja, em seus diversos segmentos, tem se desenvolvido e crescido naquele que é a cabeça, Cristo? (Ef 4:15) Ou será que a mente que a tem regido não é a de Cristo? Esta minha questão não tem como objetivo refutar a idéia de que o Senhor governa sobre tudo, nem tão pouco preconizar um Cristo sem trono. Muito pelo contrário. Cristo está assentado no trono da história e é Ele quem governa sobre tudo. No entanto, em meio a tantas teologias nocivas ao corpo de Cristo, cabe-nos refletir sobre as diretrizes e doutrinas que têm prevalecido atualmente em muitos segmentos ditos evangélicos.

No amor do Pai

Claudio Alvares

5 comentários:

renato vargens disse...

olá Claudio, oportuno o seu artigo. Escrevi sobre isso no meu blog. Quem desejar ler, deve fazê-lo clicando no link abaixo:
http://renatovargens.blogspot.com/2008/02/similaridades-entre-o-catolicismo.html

abraços,

Renato Vargens

Jailson Freire disse...

Fico pensando as vezes se a igreja de CRISTO não seria perseguida pela igreja de"*cristo" nos ultimos dias...

*cristo= leia-se anti-Cristo e todos que estão como que câncer em nosso meio.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de LCD, I hope you enjoy. The address is http://tv-lcd.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Olá Pr. Claudio!
Ao ler este texto passa um filme, onde se vê histórias que são contadas todos os dias pela mídia.
Esse modismo que está surjindo agora é realmente preocupante.
A moda é ser "crente",´só que as pessoas não sabem que ser "crente" simplesmente, não é igual a vivenciar um verdadeiro evangélio, onde devemos negar a nós mesmo e amar a Deus sobre todas as coisas obedecendo os seus mandamentos.
Daí gera esse 'câncer',na minha opião.
O sujeito veste um terno, e se põe no direito de distorser a bíblia a seu favor, prega facilidades, prosperidade, cúras, milagres de todo tipo. Ora, se é tão facil assim, é pra essa que eu vou, diz o telespectador que entra numa canoa furada sem tamanho e sem saber que pode está sendo enganado por alguém que nem sabe oque esta fazendo.
"Ah se não fosse a misericórdia de Deus..."
Paz.

Anônimo disse...

Graça e Paz irmão Claudio.
Tudo foi comentado por ti é real e já temos o cumprimento da Palavra.
Escelente texto, é necessário relembrar os cristãos fiéis a Cristo.
Vamos agurdar o desfexo que está bem próximo.
Que o Senhor nos conseve na integridade da Sua Sa Doutrina.
Deus nos abençoe.