segunda-feira, 6 de junho de 2011

Deus é Deus, nós... NADA!

Ao ouvir a exposição da Palavra de Deus na manhã de ontem, me deparei com esta simples, mas extraordinária realidade: Deus é Deus e nós, nada!

Deus é e continua sendo quem Ele é independentemente de quem nós somos ou de que forma nós o compreendamos.

A compreensão de quem é Deus pode adquirir os mais variados contornos de acordo com a formação, com a cultura e a história de cada um. No entanto, o ser de Deus não está subordinado ao que dele pensamos. Ele é quem é e não precisa de nós para ser. Por outro lado, nós não somos sem Ele.

A exposição da Palavra não somente aponta para um Deus que é quem é independente das elucubrações ou conjecturas elaboradas pelo pensamento humano, como também, aponta para uma realidade ontológica: somos miseráveis! Em outras palavras, a exposição bíblica ratifica o antagonismo latente entre as naturezas divina e humana. Porém, por mais paradoxal que pareça, a exposição bíblica, ainda que reforce o sentimento de inacessibilidade devido a nossa natural incompatibilidade com a santidade de Deus, também demonstra a aceitabilidade divina, não segundo os parâmetros humanos, felizmente! Mas, segundo a sua infinita graça, compatível com sua natureza.

Por fim, a exposição da Palavra de Deus exalta a Cristo e ao mesmo tempo nos abate e nos humilha, expondo nossas fraquezas, delitos e pecados. À luz das Escrituras somos desmascarados em nossa ilusão de pensarmos ser quem realmente não somos; vemos a Deus como Ele é e começamos a nos enxergar e a entender que Deus é Deus e nós, absolutamente nada!

No amor do Pai,

Claudio Alvares

4 comentários:

Dougllas Knnor disse...

otimo texto pastor !!!

Anderson Paes disse...

Graças a Deus que Ele é o que é sem precisar de nada e de ninguém.
Pela graça de Deus somos lavados dos nossos pecados, purificados e justificados.
Não nos é permitido, por nossa limitação humana, conhecer o quão grande, misericordioso e amoroso é o nosso Deus, mas o que sei me basta para O adorar em espírito e em verdade.
Não sou nada mas o pouco que consigo ser dou a Deus.

augusto elias disse...

Maravilhoso despertar este texto!Aquele que consideramos como superior a natureza,como foi falado no texto é o que é.Entretanto,infinatamente Poderoso,pois ultrapassa todo sentimento de criação literária ou invensão nesse sentido.Por tanto,Ele é Deus!

Reflexoes sobre o olhar disse...

Claudio realmente sem Deus nao somos nada. Tem uma musica evangelica cantada pela Beatriz que diz; Deus e Deus sem vc e quem e vc sem Deus.Bjos na familia.Em24 de junho de 2011. Eliane vasconcelos 15hs Eliaravas@gmail.com